Zumbido: Dependendo do seu trabalho ou de alguns de seus hobbies, é importante ter cuidado extra com seu sistema auditivo. Não é raro que algumas pessoas se queixem de um zumbido no ouvido em alguns momentos. Mas, quando o problema é algo constante, então pode ser que haja um problema mais grave.
O mais importante aqui é conseguir identificar as causas e saber quando buscar um médico. Dessa forma, você pode se prevenir, conhecer melhor os tratamentos e garantir que sua audição seja a mais saudável possível.
Para te ajudar com isso, listamos aqui algumas das principais causas de zumbido no ouvido, além de alguns dos métodos de tratamento mais comuns para cada um. Confira:
1. Acúmulo de cera
A cera de ouvido ajuda a proteger o canal auditivo, mas também pode gerar problemas quando fica acumulada em excesso. Por exemplo, um entupimento parcial que prejudica a audição. Em casos mais extremos, pode pressionar o tímpano ou gerar uma infecção, causando o zumbido.
Se não houver infecção, o problema pode ser facilmente resolvido com uma limpeza apropriada. Lembrando que o ideal é fazê-la com a ajuda do médico. Caso haja infecção, esta precisa ser tratada separadamente.
2. Barulhos altos
Logo depois de escutar um barulho alto, como música forte ou uma explosão próxima, pode ser que você fique com um zumbido na cabeça. Se for um som repentino, pode ser que ele passe com o tempo. Porém, caso uma pessoa fique exposta por um período prolongado, então o zumbido pode ser mais intenso.
Infelizmente, não há um tratamento específico. O melhor que você pode fazer é buscar se prevenir, usando equipamentos de proteção e evitando locais com alta concentração de ruído.
3. Café, energético e outras bebidas estimulantes
A cafeína é uma substância estimulante, o que aumenta a circulação sanguínea e intensifica a atividade das células auditivas. Como consequência do estímulo interno, elas podem começar a registrar um zumbido como som ambiente.
Naturalmente, se o excesso de cafeína é o que está causando problemas, então você precisa reduzir a quantidade destas substâncias no dia a dia. Substitua café ou energético por algo mais relaxante. A longo prazo, isso também pode contribuir com seus níveis de energia.
4. Diabetes
A insulina no sangue também pode afetar a transmissão de estímulos pelas vias neurais, o que também pode afetar o sistema auditivo. Por isso que pessoas diabéticas podem ter problemas de audição ao longo de suas vidas.
Nesse caso, o importante é garantir que essa diabetes esteja sempre sob controle, com as doses corretas de insulina e outros tratamentos. Desde que as recomendações médicas sejam seguidas, isso não deve ser um grande problema.
5. Perda de audição
Seja pela idade, danos diretos ou pelo ruído, as células responsáveis por captar os estímulos auditivos se deterioram, sem possibilidade de regeneração. Por isso que pessoas de idade avançada e/ou que trabalham em locais com muito ruído têm dificuldades auditivas.
Como os danos não são reversíveis, a prevenção deve ser redobrada. Pessoas que trabalham em indústrias ou vivem em grandes centros urbanos, por exemplo, estão bem mais vulneráveis.
Está buscando soluções de áudio de qualidade para não ter problemas com zumbido no ouvido? Então entre em contato com a Audio Innova e veja como nossos aparelhos auditivos e gerador de som para zumbido podem te ajudar .
O objetivo é diminuir a percepção do zumbido, melhorar o desconforto e promover a habituação. Quer saber mais? Entre em contato com a Audio Innova.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”