Mapeamento de Fala

A verificação eletroacústica, muito conhecida como mapeamento de fala, é uma medida que avalia a prótese auditiva na orelha do usuário. O exame verifica o quanto de ganho está chegando na orelha e se este ganho está sendo adequado na amplificação de todas as frequências, ou seja, é um procedimento que trás informações sobre o funcionamento do aparelho, se o sinal de fala está audível e se amplificação está confortável e segura.



O exame é realizado através da colocação de um microfone sonda na orelha do paciente com o aparelho auditivo.

Existem 3 MEDIDAS BÁSICAS DO MAPEAMENTO DE FALA que servem para situações distintas:
- REUR (Unaided Response): Serve para verificar a medida da curva de ressonância natural do paciente.
- REOR (Ocluded Response): Verifica a medida da curva com a inserção do aparelho auditivo.
- REAR (Aided Response): Analisa a resposta com o aparelho ligado, sendo realizado com um estímulo de fala padronizado (ISTS - Internacional Speech Test Signal).
Ele é gravado a partir da leitura de 21 falantes nativos de 6 idiomas diferentes (Inglês, Árabe, Chinês, Francês, Alemão e Espanhol).

Objetivo, rápido e indolor, o mapeamento de fala é um recurso fundamental no processo de adaptação dos aparelhos auditivos.
Todo usuário de aparelho auditivo deve realizar esse procedimento, pois é a única forma de saber se os sons de fala estão sendo amplificados corretamente.