Você sabe o que é memória auditiva?

Você sabe o que é memória auditiva?

Memória Auditiva: Sabe quando falamos com alguém e temos a impressão de que as palavras entram por um ouvido e saem pelo outro? Pode ser sintomas de falha na memória auditiva.

A memória auditiva é a habilidade de lembrar e interpretar palavras ou sons. É um tipo de memória curta, responsável por todas as informações que a audição absorve do ambiente a curto prazo, como se lembrar mentalmente da voz de alguém, do nome de alguém que acabamos de conhecer, de um endereço anotado recentemente, entre outras informações corriqueiras. 

Uma curiosidade é que, por ser uma memória de curto prazo, ou ecoica, como chamamos, pessoas que sofrem com amnésia grave podem continuar com a memória auditiva intacta.

O processo da memória auditiva é composto por quatro etapas: audição, processamento das informações, armazenamento das informações e lembrança. Esse processo é tão dinâmico que nem sempre percebemos a sua importância na interação com outras pessoas. 

Problemas na memória auditiva

Como vimos, a memória auditiva desempenha um papel muito importante para o nosso aprendizado, por isso, quando existe um déficit de processamento da memória auditiva, é possível que a pessoa desenvolva também alguns transtornos como o de processamento da linguagem.

Por ser muito mais comum em crianças, durante muito tempo os sintomas de problemas na memória auditiva foram confundidos com outros quadros, como transtorno do déficit de atenção, dislexia ou algum tipo de deficiência auditiva.

Nesse caso, os exames audiológicos podem ajudar a descartar se há ou não dificuldade na audição, mesmo que os sintomas sejam idênticos, já que os problemas na memória auditiva se manifestam por meio da dificuldade para repetir os sons e as palavras que são ouvidas e não pela dificuldade de ouvi-las.

Sendo assim, crianças com problemas de memória auditiva estão mais propensas a ter dificuldade para prestar atenção e lembrar-se do que foi dito oralmente. 

Outros sintomas que elas também podem apresentar são dificuldade na linguagem, como no aprendizado de uma nova língua, de interpretação de texto ou de soletrar alguma palavra, mesmo que tenham uma audição normal. 

Baixo rendimento escolar, problemas emocionais e frustração são alguns sentimentos desencadeados pelo distúrbio de falha na memória afetiva, por isso o diagnóstico correto e precoce é essencial para o desenvolvimento da criança.

Adultos também podem desenvolver o déficit de processamento da memória auditiva, mas, nesse caso, é mais comum em indivíduos que sofreram algum trauma ou lesão cerebral. 

As causas de problemas associados à memória auditiva são desconhecidas, mas há indícios de que se tratam de distúrbios genéticos. 

Tratamento

O especialista em neurologia é o profissional indicado para realizar uma avaliação completa e indicar os especialistas que acompanharão o paciente ao tratamento. 

Um dos tratamentos indicados para tratar os quadros que afetam a memória auditiva é o treinamento auditivo, feito pelo fonoaudiólogo, que tem como objetivo promover a reabilitação auditiva com exercícios específicos, que consistem em treinamentos para estimular o entendimento da audição.

Por isso, em caso de suspeita de problemas associados à memória auditiva, entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/ 

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Veja também

×