Surdez Súbita

Surdez Súbita

Surdez súbita: De todos os tipos de surdez que conhecemos, a surdez súbita talvez seja a mais traumática. 

Como o próprio nome diz, ela pode ocorrer subitamente, acometendo inclusive quem tem audição perfeita. 

Tecnicamente, esse tipo de surdez é caracterizada como uma surdez sensorioneural de aparecimento abrupto e sem causa conhecida. Além disso, ela é quase sempre unilateral e vem acompanhada de zumbidos e, em alguns casos, por tonturas.

Apesar do seu diagnóstico parecer fácil, ela deve ser cuidadosamente investigada, já que está sempre associada a outros problemas ou doenças. 

Possíveis causas da surdez súbita

  • Doenças virais, autoimunes e infecciosas. 
  • Uso de medicamentos ototóxicos com fortes efeitos colaterais.
  • Atividades físicas intensas, como levantamento de pesos e o mergulho, que podem provocar uma fístula entre o ouvido médio e o interno. 
  • Estresse excessivo: há estudos que indicam o quadro como causa da perda súbita da audição.

Sintomas

Os sintomas podem ser diferentes, pois vai depender muito da causa da surdez, mas geralmente o quadro se torna perceptível pela redução da audição, zumbido seguido de tontura em alguns casos, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se eles estivessem tapados. 

A boa notícia é que a maioria dos episódios de surdez súbita é reversível, mas o sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico precoce.

Tratamento

É importante dizer que a surdez súbita é considerada uma emergência médica, visto que, após 48h do início dos sintomas, as probabilidades de reversão do quadro ficam mais reduzidas. 

Nas crianças esse diagnóstico precoce se torna mais difícil, pela dificuldade dos pais em saber quando o problema começou. Para os pequenos em idade escolar, o problema muitas vezes é notado pelas professoras, ao perceber o baixo rendimento escolar, por exemplo.

O exame clínico para a detecção do problema é a audiometria e, dependendo das causas, são prescritos medicamentos para inflamações ou infecções.

Para os casos onde a reversão já não é mais possível, o uso de aparelhos auditivos é indicado para obter uma melhora considerável na audição.

Prevenção 

Ainda que seja reversível na maioria dos casos, a melhor estratégia para evitar a surdez súbita é a prevenção.

Além de procurar atendimento imediato ao perceber os sintomas, é possível adotar algumas medidas para que a perda auditiva não venha a se manifestar: realizar check ups de saúde com regularidade, incluindo a saúde auditiva; não se expor a ruídos muito intensos e fazer uso de EPIs sempre que necessário; evitar uso de medicamentos com fortes efeitos colaterais e, por último, manter o cartão de vacinação em dia, para a prevenção das doenças virais e bacterianas associadas à surdez súbita. 

Por isso, em caso de suspeita de problemas associados à perda auditiva súbita, entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/ 

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Veja também

×