Surdez: Dúvidas sobre a hereditariedade em relação à perda auditiva costumam ser frequentes. E a resposta é sim, um dos diversos tipos de perda auditiva está relacionado a questão.
Pesquisas apontam que, em média, 4 a cada 1000 crianças nascem com surdez hereditária, o que demonstra números relativamente consideráveis.
Esse tipo de surdez ocorre devido a mutação de algum dos genes responsáveis pelo processo auditivo e pode estar ligada também às doenças genéticas que apresentam a perda auditiva como um de seus sintomas, como:
– Síndrome de Usher
No caso dessa doença, a perda auditiva é consequência de uma mutação genética que age nas células nervosas da cóclea, que é um órgão interno da orelha, responsável em partes pela audição e pelo equilíbrio.
– Síndrome de Pendred
A doença é gerada por uma mutação na produção dos hormônios responsáveis tanto pela regulação, quanto pelo metabolismo do crescimento.
Nela, ocorre crescimento da glândula tireoide que resulta na diminuição da produção hormonal e na perda auditiva
A síndrome é hereditária e, normalmente, causa surdez desde o nascimento. Existem também alguns casos em que a perda se desenvolve um pouco mais tarde, já na infância.
Seus sintomas incluem também problemas de equilíbrio e alteração no ouvido interno.
– Otosclerose
A questão mais conhecida em termos de doenças que provocam perda auditiva, a otosclerose é resultado do crescimento atípico do tecido ósseo, que interrompe a movimentação do estribo, ossículo que fica dentro do ouvido. Por conta desta imobilização, o osso fica impedido de conduzir as vibrações das ondas sonoras corretamente.
Existem ainda casos em que os ossos consolidados se instalam ao redor da cóclea, comprometendo também a transmissão de estímulos nervosos para o cérebro.
– Síndrome de Brown Vialetto Van Laere
A síndrome diz respeito a uma doença neurológica rara que promove uma paralisia cerebral relacionada à surdez neurossensorial. Seus principais sintomas são epilepsia e fraqueza nos músculos da face e membros e costumam aparecer logo na infância.
A surdez hereditária não pode ser evitada.
Por isso, fique atento aos primeiros sinais do problema e, caso necessário, busque ajuda de um profissional capacitado o mais rápido possível.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”