Os fonoaudiólogos normalmente são lembrados como os profissionais responsáveis por tratar de questões ligadas a voz e fala, mas suas habilidades vão muito além disso. Eles são responsáveis também por prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios de linguagem, comunicação, deglutição e audição.
Mas você sabe quando é necessário procurá-los?
A seguir listamos alguns motivos que alertam que está na hora de se consultar com um fonoaudiólogo:
Atrasos no desenvolvimento da fala
Se uma criança tem 2 anos e ainda não fala, é importante levá-la à uma avaliação, pois as chances de algum distúrbio são altas.
Perda auditiva
O fonoaudiólogo é quem dá início ao acompanhamento do paciente portador da perda auditiva, pois ele analisa o problema e verifica o grau de surdez existente com exames específicos. É por meio desta avaliação, que o profissional estudará cada caso e conseguirá indicar qual o melhor aparelho auditivo ideal para o paciente.
Problemas na voz
Questões de rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais são relativamente comuns se você passou por alguma situação como gripes, resfriados, inflamações da garganta, precisou falar por muitas horas e outros. Porém, caso este problema perdure por mais de 15 dias após a manifestação, é hora de procurar um fonoaudiólogo.
Trocas na fala
Se a criança apresenta trocas frequentes na hora de falar, como por exemplo a letra “P” pelar letra “B”, é hora de consultar um fonoaudiólogo.
Se diagnosticado algum distúrbio, o profissional fará sessões de terapia com a criança para que ela aprenda a reprodução das letras de forma correta.
Problemas com deglutição
O ato de engolir alimentos é chamado de deglutição, enquanto a dificuldade na hora de engolir é chamada de disfagia.
Pacientes com disfagia, principalmente idosos, podem desenvolver má nutrição e outros diversos problemas de saúde, já que ela causa dificuldades para engolir alimentos, bebidas e até mesmo a própria saliva.
Neste caso, o fonoaudiólogo utiliza a terapia para auxiliar o paciente a melhorar a deglutição, mastigação e respiração e, consequentemente, reduzir a frequência de engasgos.
Gagueira
Chamamos de gagos pessoas que repetem os sons, palavras e muitas vezes fazem diversas pausas ao falar.
Algumas crianças apresentam estes sintomas por um período, mas para a maioria isso tende a ser normalizado naturalmente ao longo do tempo.
Independente disso, caso a gagueira esteja presente de forma ativa, é imprescindível se consultar com um fonoaudiólogo.
Lembre-se, independente de qual seja a questão a ser tratada pelo fonoaudiólogo, quanto antes o tratamento iniciar, maiores são as chances de reabilitação.
Entre em contato conosco: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/