Muitas pessoas acreditam que tontura e vertigem são a mesma coisa, mas esta informação está incorreta.
Em primeiro lugar precisamos aprender a diferenciar uma da outra, principalmente se for necessário procurar um especialista para relatar o problema e diagnosticá-lo:
– Tontura: Causa sensação de desorientação espacial, dificuldade para andar direito, sensação de “cabeça vazia”, “cabeça cheia”, embaralhamento da visão e mal-estar.
– Vertigem: Causa falsa percepção de movimento, como por exemplo a sensação de girar quando está tudo parado. Essa sensação ilusória pode ser tanto de balanço de si mesmo como do ambiente. Normalmente ela aumenta com a movimentação da cabeça e, em fases agudas, pode ser acompanhada de náuseas e vômitos.
Em outras palavras, os sintomas da vertigem trazem sensações de desequilíbrio um pouco mais intensas do que as da tontura comum.
Ambos podem ser sintomas de doenças ligadas ao labirinto, que é a região no ouvido responsável pelo equilíbrio, audição e percepção do corpo, como Doença de Menière e Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), Cinetose e outras.
Para avaliar o problema, o profissional realizará uma avaliação diagnóstica do labirinto e das vias vestibulares centrais e, caso necessário, alguns testes específicos para pesquisa de determinadas doenças.
Estes exames possuem duração média de 5 a 40 minutos e para sua realização algumas recomendações, como suspender os medicamentos, a ingestão de cafeína ou permanecer em jejum, podem ser solicitadas. Além disso, pode ser aconselhado também que o paciente leve um acompanhante, caso ocorra alterações no equilíbrio.
Lembre-se: Confundir tonturas e vertigens, seja com um simples mal-estar, seja com uma labirintite, costuma ser comum para muitos pacientes, por isso é extremamente necessário que, ao sentir algum dos sintomas, se busque um profissional capacitado para realizar sua consulta e garantir o diagnóstico e o tratamento do problema de forma correta e segura.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”