Perda Auditiva: Quem não ouve ou ouve mal, enfrenta inúmeros desafios diários que passam despercebidos por quem tem a audição considerada normal. Seja na escola, no trabalho ou em casa, tudo exige um esforço hercúleo para que a comunicação seja completada.
Identificar conversas em locais barulhentos onde os sons se misturam. Guichês de atendimento e filas de caixas, com o famigerado “próximo!” sendo gritado pela atendente. Rodinha de conversas onde todo mundo fala sem parar. Consultório médico, onde o doutor chama o paciente sentado em sua cadeira, de dentro de sua sala, são pequenas amostras dos obstáculos diários a serem superados pela pessoa com perda auditiva.
Além disso, ser surdo é estar o tempo todo atento e diante do pavor de não ouvir um despertador, um alarme de incêndio, uma buzina, por exemplo!
Dessa forma, mediante a todas essas dificuldades, o medo, a vergonha e a sensação de ser incapaz dominam, levando, muitas vezes, a pessoa a se isolar socialmente.
Apesar de cômoda, essa é uma atitude extremamente prejudicial, podendo levar inclusive, a pessoa desenvolver níveis de depressão.
Por isso, o primeiro passo para quem tem dificuldade de ouvir, é procurar ajuda imediatamente.
Se você conhece alguém que sofre com perda auditiva, ofereça ajuda. Encoraje-a!
Atualmente há inúmeras formas de reparar as mais diversas modalidades de perda auditiva.
A modernidade chegou e com ela vieram os aparelhos auditivos de última geração.
São muitos modelos, preços diferentes e inúmeras opções para todo tipo de perda auditiva que, certamente, existirá um que se adapte ao seu perfil.
Mesmo que a vergonha em assumir a surdez domine, não deixe de buscar ajuda.
Eleja uma pessoa da família ou amigo para te acompanhar nessa jornada, e vá em busca de ouvir os sons que a vida oferece!
Lembre-se: quanto antes buscar ajuda mais fácil será a sua adaptação.
Siga as recomendações adequadamente e use os aparelhos auditivos recomendados de forma correta.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”