As perdas auditivas são classificadas em relação ao seu tipo, grau e configuração.
Para que um diagnóstico seja realizado de forma correta, é preciso identificar qual parte do ouvido foi afetado e qual o nível de perda que a pessoa sofre.
Perda Auditiva Condutiva:
O nome não é apenas uma coincidência. Neste tipo de perda auditiva, a falha está na condução do som pelos ouvidos externo e médio, o que significa que existe alguma imperfeição na hora de recebê-lo ou encaminhá-lo.
Esse tipo de perda pode ser reversível, já que algumas de suas causas, como infecções do ouvido médio, obstrução por cera, tímpanos perfurados e outras, são relativamente simples de serem resolvidas.
Perda Auditiva Neurossensorial:
Neste tipo de perda auditiva, o problema está na ausência ou dano das células ciliadas na cóclea, impedindo que as informações sonoras transmitidas pelo tímpano e ossículos sejam transformadas em sinais elétricos que o cérebro possa receber e interpretar.
Geralmente ela é irreversível e suas causas normalmente são genética, exposição a sons muito intensos ou o processo natural de envelhecimento.
Perda Auditiva Mista:
A perda auditiva mista é a combinação da perda condutiva e neurossensorial, consequência de problemas tanto no ouvido interno quanto no ouvido externo ou médio.
O que acontece neste caso é que a alteração por parte da condução do som pode ser reversível, já a parte sensorial normalmente é permanente.
Suas principais causas são infecções de ouvido crônicas e traumatismos.
Perda Auditiva Neural:
A perda auditiva neural, também conhecida como retrococlear, é consequência de ausência ou danos no nervo auditivo. Por conta deste dano, há uma grande dificuldade na transmissão dos sinais sonoros ao cérebro.
Embora este tipo de perda seja irreversível, ela pode apresentar algumas pequenas melhoras com a reabilitação auditiva e o acompanhamento profissional.
Em caso de suspeita de perda auditiva, procure sempre um especialista para que sejam realizados exames, diagnóstico e tratamento adequados.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”