O exame de audiometria avalia a capacidade de ouvir e interpretar sons, para detectar possíveis alterações auditivas, quando há suspeita de perda de audição.
O exame é realizado por um fonoaudiólogo e serve também como preventivo, para casos em que o paciente tenha contato frequente com ruídos excessivos.
Importante levar em consideração na hora de procurar um especialista e realizar o exame, é quando existe algum trauma acústico, tímpano rompido, infecções e chiados no ouvido, além de tontura frequente, perda auditiva hereditária e uso excessivo de medicamentos.
O teste analisa a qualidade da audição do paciente, diagnostica anormalidades e mede a intensidade dos sons, separadamente, do ouvido esquerdo e direito.
Durante a audiometria, o paciente fica numa cabine acústica, com janelas de vidro e isolada de ruídos. Por meio deste vidro, ou com a ajuda de um microfone, o paciente sinaliza para o profissional quando ouvir os sons emitidos pelo fone de ouvido, que é colocado no início do exame.
Diferente do que a maioria está acostumada, não é o ideal falar sobre a perda da audição em porcentagem, pois o diagnóstico não é apenas sobre o momento em que houve a perda, mas sim qual o grau e tipo da perda auditiva.
Para o diagnóstico o parâmetro usado é uma pontuação demonstrada da seguinte forma:
- Abaixo de 25: audição normal
- De 26 a 40: perda auditiva leve
- De 41 a 55: perda auditiva moderada
- De 56 a 70: perda auditiva moderadamente severa
- De 71 a 90: perda severa
- Acima de 90: perda profunda
O exame é indolor e sua duração é, em média, de 20 a 40 minutos. Recomenda-se que o paciente evite ambientes com ruídos, sons de máquinas, festas e casas noturnas, cerca de 14 horas antes do procedimento e tenha uma boa noite de sono.
Quer saber mais? Entre em contato com a Audio Innova.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”