É possível prevenir a perda auditiva?
No mundo todo são mais de 1,5 bilhões de pessoas com algum grau de perda auditiva e esse número não para de crescer.
Os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2021 chamam atenção para um dado alarmante: 1 bilhão de jovens podem ter perda auditiva por conta da exposição a volumes muito altos como, por exemplo, nos fones de ouvido.
Baseado neste índice, o relatório ainda revela que foi estipulado um novo padrão global para garantir a audição segura em locais e eventos com risco de perda auditiva para seus clientes, como bares e casas de show.
Além da exposição a ruídos excessivos, envelhecimento, problemas genéticos, doenças infecciosas e uso de certos medicamentos também estão entre as causas da perda auditiva.
Mas será que existe prevenção para a surdez?
Sabemos que nem todo tipo de perda auditiva pode ser evitada, mas há formas de minimizar os riscos de desenvolver surdez, como é o caso da perda auditiva relacionada à idade, chamada presbiacusia, ou até mesmo a perda auditiva induzida por ruído.
Veja algumas medidas simples, mas que podem preservar a sua audição ao longo da vida:
Cuidado com ruídos altos
Não estamos falando somente dos fones de ouvido, mas também da poluição sonora das grandes cidades, barulhos excessivos, como sons de máquinas e ferramentas em fábricas ou construções, e também do nível de volume dos alto falantes em espaços públicos.
Para esses casos, dependendo do tempo de exposição, o uso de EPI ou tampões são altamente recomendados.
Cuidado com os fones
Use sempre fones de boa qualidade e, lógico, não exagere no volume.
Existe uma regrinha que pode ajudar a mensurar se o fone está demasiadamente alto: se quem estiver a uma distância de 1 metro de você conseguir escutar o que estiver tocando no seu fone, significa que o volume está alto e isso pode ser muito prejudicial para sua audição.
Não use cotonetes
Muita gente acha correto e necessário usar cotonetes todos os dias para a limpeza da orelha, mas os especialistas recomendam exatamente o contrário: não devemos introduzir cotonetes ou qualquer outro objeto nos ouvidos.
Primeiro, porque corremos o risco de machucar o interior do ouvido e segundo que, ao ser introduzidos, acabam empurrando o cerume para dentro e tapando os ouvidos.
A maneira correta de limpar a orelha é passando a toalha ou um pano úmido após o banho, já que o ouvido possui um sistema natural de limpeza e o cerume protege de infecções, por isso nunca deve ser totalmente retirado.
Seque bem as orelhas
Depois de um banho de piscina ou praia, é necessário secar os ouvidos para evitar infecções e fungos. A maneira certa de fazer isso é sacudir a cabeça para que a água saia do canal auditivo e depois secar a orelha com uma toalha limpa.
Quem pratica natação ou qualquer outro esporte aquático deve investir em protetores auriculares.
Cuide das infecções
Infecções nos ouvidos são uma das maiores causas de perda auditiva. Isso inclui gripes, resfriados, entre outras que, se não forem tratadas adequadamente, podem ser muito prejudiciais.
Faça check-ups
Cuide da sua saúde auditiva. Inclua a audiometria na sua lista de exames anuais para checar a sua audição. O diagnóstico precoce permite maiores chances de tratamento.
Em caso de suspeita de problemas audiológicos, busque a opinião de um especialista.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”