Aparelhos Auditivos: quais os cuidados que devemos ter?

Aparelhos Auditivos: quais os cuidados que devemos ter?

Os aparelhos auditivos são responsáveis por proporcionar qualidade de vida e independência para as pessoas que sofrem com a surdez, independente do grau. Mas, assim como qualquer equipamento eletrônico, para garantir um bom desempenho, evitar tantas manutenções e substituições de peças, alguns cuidados são necessários.

Veja agora algumas simples medidas que podem te auxiliar na conservação dos seus aparelhos, evitar que ele seja danificado e potencializar sua vida útil:

Para orientações e dúvidas, consulte sempre seu fonoaudiólogo:
As formas de limpeza e conservação dos aparelhos auditivos podem variar conforme seu modelo e tipo de adaptação. Por isso, em caso de dúvidas, sempre converse com seu fonoaudiólogo.

Evite contato com maquiagem, produtos químicos, spray de cabelo e outros:
Antes de utilizar produtos como perfumes, maquiagem e spray de cabelo, sempre tire seu aparelho auditivo. Partículas liberadas  por estes itens, podem obstruir tanto o microfone quanto o botão de volume de seus aparelhos.

Realize as manutenções com um profissional capacitado:
Se você está com problemas em seus aparelhos auditivos, não tente abri-los ou realizar algum tipo de reparo em casa. Busque orientação do seu fonoaudiólogo e assistência técnica especializada.

Guarde os aparelhos auditivos em local apropriado:
Incidentes domésticos podem acontecer. Para se prevenir, sempre que não estiver usando, você deve guardá-los em um local seguro, seco e fora do alcance de animais e crianças.

Cuide de sua bateria:
Garanta que a bateria de seus aparelhos auditivos esteja sempre em bom estado, para que alterações em sua qualidade do som, como ruídos, chiados ou apagões não aconteçam. Além disso, para evitar eventuais transtornos, tenha sempre baterias reservas em mãos.

Evite ao máximo que seus aparelhos auditivos caiam:
Na hora de colocar seus aparelhos, recomendamos que você mexer com eles em um local iluminado e em cima de uma superfície segura como, por exemplo, sob uma mesa, cama ou pia.

Outra dica importante é evitar colocar seus aparelhos auditivos quando está com pressa. Além do risco de queda ser maior, a má colocação deixa-os incômodos e pouco eficientes.

Não os deixe em contato com água ou outros produtos líquidos:
Muitos aparelhos auditivos disponíveis no mercado são resistentes à água, mas não podemos confundir resistência com prova d’água.

Outro ponto importante é que o nível de resistência à água não é uma condição permanente e pode diminuir gradualmente conforme o passar do tempo de sua fabricação e utilização.

Evite o calor excessivo:
Além de evitar a umidade, seus aparelhos auditivos também devem ser protegidos do calor. Por isso, evite locais onde há luz direta do sol, calor excessivo, radiadores, secadores de cabelo e guarde-os sempre em um local seco e fresco.

Lembre-se: a durabilidade dos seus aparelhos auditivos é variável e dependerá muito dos cuidados realizados ao longo do uso.

Veja também

×