Aparelho Auditivo: A audição é essencial para que possamos nos conectar com o mundo ao nosso redor.
Por isso, quando uma pessoa recebe o diagnóstico de surdez, os aparelhos auditivos são uma ótima opção para recuperar este sentido tão importante.
Os fonoaudiólogos recebem diariamente diversas dúvidas relacionadas ao seu uso, mas uma delas costuma ser a mais frequente: preciso usar o aparelho auditivo nas duas orelhas?
A resposta é sim, na maioria dos casos a indicação é a adaptação bilateral, ou seja, em ambas as orelhas.
Isso se faz necessário pois, quando realizado de apenas um lado, algumas dificuldades como a de localizar a fonte sonora e de compreender a fala, acabam permanecendo.
A localização da origem da fonte sonora requer que as duas orelhas tenham a capacidade de identificar o som. Ao recebê-lo simultaneamente, pequenas diferenças de tempo e intensidade permitem identificar se o som vem da direita, da esquerda e ter noção da distância dele.
Esta habilidade exerce um papel fundamental em situações de alerta e orientação até em simples circunstâncias como atender um chamado, atravessar a rua, dirigir e outros.
Outro ponto importante que interfere negativamente na vida do paciente que utiliza a adaptação unilateral, é a compreensão da fala. Isso se dá pois, nestes casos, o esforço para compreendê-la é muito maior. O problema se agrava ainda mais quando existe a presença de ruídos no ambiente.
Ao utilizar aparelhos auditivos nas duas orelhas, o cérebro consegue trabalhar melhor e com menos esforço, já que duas vias auditivas estão sendo estimuladas, promovendo o equilíbrio da informação auditiva e a intensidade com que o som é recebido, o que proporciona maior clareza e qualidade sonora.
É possível observar também que, quando em privação auditiva em uma das orelhas, os pacientes possuem redução significativa no reconhecimento de fala no lado não estimulado, enquanto na orelha estimulada os níveis permanecem estáveis, o que acaba provocando uma grande diferença no desempenho entre elas.
Independente do motivo pelo qual o paciente apresenta dúvida ou deseja optar pela adaptação unilateral, apenas um profissional qualificado poderá avaliar o caso, orientar e fazer a indicação de forma correta.
Em caso de suspeita de perda auditiva, procure sempre um especialista para que sejam realizados exames, diagnóstico e tratamento adequados.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”