Acuidade auditiva está ligada à percepção e capacidade auditiva.
Pessoas que ouvem bem tem boa acuidade auditiva, ou seja, conseguem ouvir perfeitamente todos os sons que estão dentro da capacidade humana.
Uma acuidade auditiva ruim pode interferir em nossa segurança, como em situações onde conseguir identificar o som de uma panela fervendo esquecida no fogo pode ser crucial para evitar um incêndio, por exemplo, e também na qualidade de vida, dificultando a compressão de conversas, rádios, tv e, consequentemente, a nossa autoestima.
Com o avançar da idade a acuidade auditiva é prejudicada e vamos perdendo a nossa capacidade de distinguir sons. Por isso, é tão importante cuidarmos da saúde do nosso sistema auditivo, já que a perda gradual tende a ocorrer para todas as pessoas, em níveis diferentes, claro, mas acontece.
Causas da redução da acuidade auditiva:
Como falamos, com o passar dos anos vamos perdendo naturalmente a qualidade da nossa audição, mas, além da idade, há outros fatores que podem ocasionar diminuição da acuidade auditiva, são eles:
Fones de ouvido
Muito cuidado no volume e no tempo de uso de fones de ouvido.
A exposição constante a sons muito altos de forma direta pode causar danos irreversíveis às células ciliadas, que fazem parte do nosso aparelho auditivo, causando assim diminuição na qualidade da audição.
Ouvir em volume moderado e fazer pausas pode ajudar muito.
Ambientes muito ruidosos
Trabalhar ou frequentar ambientes muito ruidosos requer cuidado dobrado.
Quem trabalha em locais barulhentos, por exemplo, precisa fazer uso de protetores auriculares para proteger a audição.
O mesmo acontece com quem visita com frequência locais com barulho excessivo, como bares e casas de show.
Utilizando protetores auriculares sempre que possível, como precaução, é possível cuidar da saúde da audição.
A cera do ouvido não é sujeira
Precisamos entender que a cera do ouvido funciona como proteção natural, não é sujeira.
A cera, ou cerume, serve para lubrificar o canal auditivo e protegê-lo da entrada de microrganismos, evitando infecções.
Em casos de produção excessiva, a limpeza deve ser feita por um profissional especializado, para evitar lesões que podem levar a perda auditiva.
A forma correta de limpar os ouvidos é com a toalha de banho, usando as pontas dos dedos.
O cotonete serve para limpar a área externa dos ouvidos e não deve jamais ser inserido no canal auditivo. Além do risco de obstrução do tímpano, ou qualquer outra lesão no canal auditivo, ele remove a cera do ouvido, o que não é saudável.
Além disso, nenhum outro objeto deve ser inserido no ouvido, seja para fazer limpeza ou para coçar.
Em caso de problemas ou desconforto no aparelho auditivo, procure ajuda profissional.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”