Desconfortos em relação à saúde não são incomuns no dia a dia. Porém, por trás de um simples incômodo, podem estar problemas graves e, negligenciá-los, pode acarretar sérias consequências.
No caso dos sintomas de questões auditivas, a falta de tratamento pode causar transtornos graves como infecções e, inclusive, a perda irreversível da audição.
A perda auditiva pode estar ligada a diversos fatores como hereditariedade, exposição constante e sem proteção a ruídos, envelhecimento e infecções.
Quando diagnosticada a tempo, a probabilidade de recuperar ou impedir que se agrave, assegura que a qualidade de vida do paciente não seja prejudicada.
Os responsáveis por fazer este diagnóstico de forma correta são o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo. Em parceria, estes especialistas usarão exames e tecnologias que permitem a identificação do problema, qual a sua causa e qual o tratamento correto para cada caso, conforme sua complexidade.
Mas quando é a hora de buscar por um profissional?
Situações como uma secreção no ouvido é um dos principais sinais de que algo pode estar errado, principalmente quando acompanhado de outros sintomas como zumbido e dor de ouvido.
Neste caso, é possível que haja uma infecção grave ou mesmo o rompimento do tímpano e a falta de tratamento muito provavelmente levará a transtornos irreversíveis.
Além destes, outros sinais de alerta de que algo está errado com a audição são:
– Dificuldades em ouvir e conversar em ambientes ruidosos
– Escape de sangue ou qualquer outra secreção no ouvido
– Zumbidos constantes e sem causa aparente
– Dores de ouvido em geral
Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e atualizações frequentes da medicina, é possível que quase todos os problemas de perda auditiva sejam tratados e solucionados.
Existem sim alguns casos em que o paciente não conseguirá voltar a ouvir com a mesma qualidade de quando o problema não existia, mas para isso podemos contar com aparelhos específicos para cada tipo de perda, que tornarão seu dia a dia, vida profissional e convívio social o mais satisfatório possível.
Lembre-se: para que os resultados do tratamento tenham sucesso, é preciso que se busque auxílio profissional diante dos primeiros sintomas, siga as recomendações adequadamente e, se necessário, use os aparelhos auditivos recomendados de forma correta.
Entre em contato com um profissional habilitado: https://audioinnovaauditivos.com.br/contato/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”